quarta-feira, 12 de junho de 2013

JOANINHA

Reino dos animais
Invertebrados
Grupo dos insetos

Olhando para elas, tão coloridas e estampadas, é difícil acreditar que as joaninhas fazem parte da família dos besouros, aqueles insetos que costumam ser grandes e ter um visual esquisito. Pois saiba: tanto as joaninhas como seus parentes não fazem mal a ninguém. 


Pelo contrário. Ao se alimentar de bichos que sugam a seiva de vegetais, as joaninhas diminuem o número de pragas que destroem plantações. Existem mais de 5 mil espécies. E as cores e pintinhas servem como proteção. A estampa camufla as joaninhas entre as plantas e faz com que pareçam bichos venenosos. Daí, animais como formigas e aves desistem de comê-las.

PASSEIO SEM FIM
A vida das joaninhas é um grande passeio. Elas voam por flores e plantas em busca de alimento e lugares seguros para pôr seus ovos. Nesse trajeto, ajudam na polinização das flores, pois levam com elas grãos de pólen entre uma planta e outra.

As joaninhas põem até mais de 20 ovos que, em geral, ficam embaixo de folhas até que as larvas saiam lá de dentro. Aí as larvas crescem e se grudam em galhos, folhas ou paredes e formam um casulo. E lá elas ficam,
imóveis,até que o corpo esteja pronto. Quando isso acontece, a joaninha sai do casulo e está pronta para conhecer o mundo.

VOCÊ SABIA QUE…
- Algumas espécies hibernam no inverno? Isso acontece em países onde faz muito frio. Elas se juntam debaixo das folhas para se esconder de predadores.
- Há uma crença de que elas trazem sorte? Isso porque as joaninhas se alimentam de pragas que atacam as plantações.
- A cor das asas e das pintas das joaninhas pode variar?.

Tamanho: de 4 a 8 milímetros.
Tempo de vida: cerca de 180 dias.
Alimentação: pulgões, lagartas, ácaros e cochonilhas.
Onde vive: em jardins, florestas e pomares da América, Europa, Ásia, Oceania e África. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário